Restaurante Perola do Fetal - Restaurantes Fátima, Restaurantes Batalha, Restaurantes Leiria, Restaurant
home especialidades região
restaurante prémios mapa
contatos eventos opiniões
     
Região : OURÉM
 
Ourém, sede de concelho, segundo a história chamava-se Abdegas e foi reconquistada por D. Afonso Henriques em 1136. Cheia de lendas e tradições, a invasão árabe no séc. IX terá dado origem à lenda da moura que se chamava Fátima e que por se ter apaixonado pelo bravo cavaleiro Templário Gonçalo Hermingues converteu-se ao cristianismo com o nome de Oureana, origem do actual nome da cidade.

No ano de 1178 é fundado o castelo e em 1180 D. Teresa, filha de D. Afonso Henriques atribuiu a carta de foral a Ourém, tornando-a pelo valor militar do seu castelo num dos primeiros concelhos de Portugal.

Mas é no séc. XV com o Conde D. Afonso, neto de D. Nuno Álvares Pereira que, ao estabelecer, em 1422 aqui a sua corte senhorial se inicia o período áureo da vida de Ourém, com a construção do Paço, dos dois Torreões, da primitiva Igreja da Colegiada e das actuais muralhas que cercam o burgo.

O terramoto de 1755 e as devastações das invasões francesas em 1810, provocaram a decadência do velho burgo medieval, afastando a população para a pequena aldeia da Cruz, situada no sopé do monte e no meio da fértil várzea da Ribeira de Seiça. Esta vila foi elevada em 1841 pela Rainha D. Maria II a sede de concelho com o nome de Vila Nova de Ourém. Para formarem a actual cidade de Ourém, ambas as vilas se uniram em 1989.

A maior freguesia deste concelho, Fátima, é um centro de peregrinação importante para o mundo católico. Foi desmembrada da Colegiada de Ourém em 1568.(...)

(in: RTLF)


LINKS: Municipio de Ourém | Wikipedia
 
Restaurante Pérola do Fétal - 2013 - © - Política de Privacidade
TripAdvisor . Facebook . My Space .Twitter . Vimeo . You Tube . Twitter . Twitter ....l... Português . English . Française . Español