Restaurante Perola do Fetal - Restaurantes Fátima, Restaurantes Batalha, Restaurantes Leiria, Restaurant
home especialidades região
restaurante prémios mapa
contatos eventos opiniões
     
Região : REGUENGO DO FÉTAL
 
Reguengo do Fétal, terra pitoresca e bela que está situada do sopé da Serra de Aire, pertencente ao concelho da Batalha.
Tem um historial rico, o qual só muito resumidamente poderá ser descrito.
Outrora Regalengo, Regengo, Reguengo, etc., e Reguengo da Magueixa até ao reinado de D. José, foi só Reguengo até 1910.
Passou a ter o sobrenome de Fetal a partir dessa data. Deve-se à invocação dada a Nossa Senhora, cujo aparecimento consta ter sido num monte de fétais, daí a Nossa Senhora do Fetal.
Por aqui viveram romanos que deixaram os seus vestígios, achados de muito valor que pertencem ao Museu do Reguengo do Fetal que actualmente se encontra no seminário de Leiria. A existência dos árabes foi notável, como nos indicam as picotas e os topónimos Alcaidaria, Alcandas, Alqueidão, entre outros.
Estas terras do Termo de Leiria pertencentes ao rei, foram habitadas por Clérigos que as tornavam de renda cultivavam e pagavam as ditas rendas. Contudo os lavradores destas terras foram privilegiados, sendo-lhes concedidas várias regalias. Uma delas foi a de os mancebos não serem obrigados a servirem a guerra nem por terra nem por mar. nem por qualquer parte que fosse.
Reguengo do Fetal também na sua história tem uma Etnografia e um Folclore de enorme riqueza. Fica aqui um pequeno resumo como disse no início desta hospitaleira aldeia, sempre ao dispor de quem a quer conhecer e onde será sempre bem-vindo.
(M. Calado da Costa)

- Santuário de Nossa Senhora do Fetal
Santuário constituído por uma ermida e um cemitério, ambos construídos no século XVI. Aqui decorre a festa do Espírito Santo, baseada na história popular de uma menina que pastoreava o gado e pedia pão para sobreviver. Assim, nesta festa todos recebem um pão, patrocinada pelo imperador, um indivíduo que por força de uma promessa suporta os custos.


Pela sua situação geográfica Reguengo do Fetal é sem dúvida uma freguesia privilegiada pelas suas vistas de uma beleza surpreendente, no Reguengo do Fetal dá para apreciar a natureza no seu estado único e maravilhoso. Um óptimo sítio para fazer a pratica de desportos radicais e de natureza.
Comemorando em 2012, quinhentos anos de existência a freguesia do Reguengo do Fetal está rodeado de muita história e tradição.
Para além do vasto património edificado e natural, a sua gente é muito apegada às tradições, sendo também um local onde se pode encontrar hospitalidade, tranquilidade cultura e muita beleza.
 
 
LINKS: Freguesia de Reguengo do Fétal | Facebook | Wikipédia | Video 500 Anos da Freguesia/Paróquia | Video da Procissão de Nossa Senhora do Fetal
 
Restaurante Pérola do Fétal - 2013 - © - Política de Privacidade
TripAdvisor . Facebook . My Space .Twitter . Vimeo . You Tube . Twitter . Twitter ....l... Português . English . Française . Español