A excelência não está apenas nos pratos que apresentamos, mas também na localização do nosso restaurante. Situado a cinco minutos da Batalha e a quinze de Fátima, o restaurante Pérola do Fetal é a paragem perfeita de um roteiro pela região. Estamos a apenas um minuto do IC9, a estrada que liga o Património Mundial da região, o eixo Alcobaça-Batalha-Tomar, e outros pontos de interesse imperdíveis, como Nazaré e as suas grandes ondas ou Porto de Mós e o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
A vila da Batalha é mundialmente conhecida pelo seu mosteiro de estilo gótico e manuelino. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, comummente designado por Mosteiro da Batalha, foi mandado edificar por D. João I, como agradecimento pela vitória em Aljubarrota, na batalha travada em 1385, que garantiu a independência de Portugal.
O Mosteiro é monumento nacional desde 1910, Património da Humanidade da UNESCO desde 1983 e é uma das Sete Maravilhas de Portugal. Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional.
Mas há mais para conhecer no concelho da Batalha. Aqui ao lado, na sede da nossa freguesia, Reguengo do Fetal, poderá apreciar a festa da Nossa Senhora do Fetal, celebrada no mês de outubro, e que inclui uma curiosa procissão das velas, iluminada com milhares de lamparinas feitas com cascas de caracol. Em São Mamede, às portas de Fátima, poderá visitar as Grutas da Moeda e o ecoparque sensorial da Pia do Urso, único no país. No centro da vila, vale a pena conhecer o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, eleito Melhor Museu Português em 2012.
A não perder
A cidade de Fátima é local de culto internacional. O Santuário, localizado na Cova da Iria, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo. Todos os anos, milhares de peregrinos visitam este local de culto, nomeadamente entre os meses de maio e outubro.
O Santuário engloba a Capelinha das Aparições, inaugurada em 1919 e construída no local onde Nossa Senhora terá aparecido, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário (o edifício mais conhecido), inaugurada em 1953, e a Basílica da Santíssima Trindade, de 2007, com arquitetura do grego Alexandros Tombazis e capacidade para cerca de nove mil lugares sentados.
Para além deste importante conjunto religioso, não deixe de visitar a aldeia de Aljustrel, os moinhos da Fazarga, o Museu de Cera, o Museu de Arte Sacra e Etnologia, o Museu Etnográfico de Aljustrel, a Via Sacra, a Loca do Anjo e o Calvário Húngaro.
A não perder